Engana-se quem pensa que os cuidados pré corrida são apenas físicos, a saúde bucal de um atleta também precisa estar em dia!
Hoje em dia o nível dos atletas é bem alto, portanto todo detalhe em relação ao desempenho, pode ser o diferencial para conquistar a vitória. Existe uma área da odontologia que visa melhorar o rendimento dos atletas, promovendo a saúde bucal e prevenindo possíveis lesões decorrentes de atividades esportivas, a Odontologia Desportiva.
O atleta exige muito mais do seu físico do que uma pessoa comum. O cuidado com a sua saúde geral é intenso e a saúde bucal também entra nesse contexto. Existem estudos científicos que mostraram um aumento significativo de desempenho de atletas com a saúde bucal em boas condições em relação aos atletas que possuem algum tipo de problema bucal. Os mais comuns são:
– Perda de um ou mais elementos dentários;
– Problema no encaixe entre os dentes (má oclusão);
– Cáries;
– Disfunções na articulação temporo-mandibular;
– Doenças gengivais;
– Problemas nos canais.
A queda no desempenho do atleta pode ocorrer devido ao aumento do risco de lesões nas articulações, diminuição da capacidade aeróbica, menor aproveitamento energético do alimento ingerido (mastigação deficiente), alteração na postura, dores de cabeça, zumbidos no ouvido, estafa e fadiga.
Odontologia Desportiva também atua de maneira preventiva, principalmente nos esportes de contato, como lutas, basquete, futebol, handebol e outros. Nestes esportes, o atleta corre o risco de fraturar dentes ou lesionar os tecidos labiais e gengivais. A utilização de protetores bucais é importante para proteção do atleta.
A Odontologia Desportiva é uma área da odontologia que é especifica, o atleta deve procurar um dentista especialista na área ou uma equipe multi disciplinar que possa ajudar tanto na prevenção como no desempenho.
Fonte: Oralls