As principais doenças que acometem a cavidade bucal, como a cárie e as doenças periodontais, apresentam sua etiologia relacionada à presença de micro-organismos específicos.
A transmissão destes micro-organismos ocorre, na maioria das vezes, no contato íntimo que há entre mãe/filho (transmissão vertical). Esse contato pode ser de forma direta (beijo na boca, saliva, ao soprar a comida) ou indireta (copos, talheres, escovas, utensílios, brinquedos). Além da mãe, outros membros do núcleo familiar, como pais e babás, também podem servir de fonte de infecção.
O período de aquisição dos micro-organismos é de extrema importância, visto que quanto mais precoce for sua presença na cavidade bucal dos bebês, maior será o risco de desenvolvimento da cárie e doença periodontal.
Portanto, para que uma criança tenha uma boa condição bucal, é necessário que toda a sua família apresente esta condição, principalmente a mãe, pois esta é a grande responsável pela formação da microbiota bucal de seus filhos.
Dra. Camila Paula Tonin Bressan
Cirurgiã Dentista
CRO-RS 20.729